quinta-feira, 25 de junho de 2015

5 PASSOS PARA REFORMAR SEM DOR DE CABEÇA


A realização de uma reforma, por menor que seja, pode ser uma experiência traumática para muitos. No entanto, se a reforma for algo realmente necessário e bem planejado, muitos problemas podem ser evitados e a recompensa de ter aquele ambiente dos sonhos tona-se algo gratificante.

Aqui apresento 5 passos a serem seguidos, para que você se livre da dor de cabeça de uma reforma mal executada e cheia de imprevistos.

1- Conheça a necessidade da reforma

Em primeiro lugar é preciso saber o motivo da reforma, ter ciência do por que e para que ela deve ser feita. Decidir reformar pelo simples, “deu vontade”, é o primeiro passo para grandes problemas.

Precisa de uma ampliação de espaço para receber melhor a família e amigos, ou , quer um espaço mais funcional para que o seu trabalho renda melhor, ou então um ambiente mais aconchegante para assistir TV com a família. Seja qual for o seu motivo, que ele esteja claro.


2- Defina o que será feito na reforma

Sabendo da necessidade que impulsiona a reforma, precisa agora saber o que será feito para que suas necessidades sejam atendidas. Se for integrar sala e cozinha, talvez a retirada de uma parede seja necessária, ou para uma sala de TV mais aconchegante seja necessária uma mudança de iluminação, rebaixando um pouco o forro e uma nova pintura.

Pense um pouco e verifique quais as modificações que podem ser realizadas para que sua necessidade seja atendida, seja ela qual for.


3- Faça o escopo da reforma

Digamos que você quer retirar uma parede que divide a sala da cozinha, substituindo por um balcão, e nessa parede se encontra o interruptor para luz da cozinha. Com estas informações, liste os passos a serem seguidos desde a demolição da alvenaria até a limpeza final, com uma breve descrição de cada etapa.


4- Orçamento da obra

Agora você já tem informações o suficiente para realizar um orçamento para a reforma. Faça uma planilha relacionando todos os materiais necessários e mão de obra que será utilizada (pedreiro, pintor, eletricista, etc.), em seguida é hora dos orçamentos. Recomendo que inicie orçando a mão de obra necessária e depois os materiais.
Não se esqueça de incluir o orçamento de descarte do entulho. É comum ver pessoas que orçam tudo, e quando começa o “quebra-quebra” se lembrarem de que é necessário locar uma caçamba para retirar o entulho da obra.

5- Planejamento e execução

Com todas as informações em mãos é hora de se planejar. Toda obra gera transtornos. Sujeira, barulho, pedreiro logo cedo em sua casa etc., são coisas normais durante o período da reforma, sendo assim, é necessário que tenha uma noção de tempo de duração da reforma para que durante esse tempo, provavelmente precise estabelecer uma nova rotina de atividades.

Para que o resultado final seja exatamente como o que você quer, é necessário acompanhar a obra, estar presente nas etapas, verificando todos os processos e analisar passo a passo se tudo esta correndo como o planejado, então vai ter que dedicar parte do seu tempo com essa atividade.

CONCLUINDO
São apenas 5 passos, porém todos exigem dedicação e trabalho. O tempo e a atenção necessária em cada etapa é o segredo entre uma reforma cheia de problemas e imprevistos, com custo mais elevado e resultado razoável, e uma reforma com o mínimo de problemas, sendo executada em um prazo bem determinado, dentro do orçamento e principalmente, atendendo as necessidades exatamente como o previsto.

Recomendo que tão logo decida reformar, um arquiteto (a) seja procurado, por ser um profissional especializado e capacitado para o desenvolvimento de todas as etapas com perfeição, tornando os processos mais rápidos, valorizando seu tempo e seu investimento, apresentando a solução mais adequada para sua necessidade, planejando a obra com precisão e garantindo a qualidade dos serviços.

Com estes 5 passos sua obra fluirá melhor e o investimento feito em sua reforma será bem mais compensador, pois ficará tudo como desejado.

Espero ter sido útil.

Obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário